Para onde vão os Pneus?

Publicado: 01/08/2016
Associação de Importadores e Distribuidores de Pneus , a ABIDIP, Cumpre 100% da Meta de Reciclagem Definida Pelo IBAMA.
Em 2015, a ABIDIP atingiu 100% da meta do IBAMA, que através da Resolução Conama nº 416, definiu que os Importadores de Pneus façam a coleta e correta destinação dos pneus importados, na proporção de 1 pneu reciclado, para cada 1 pneu importado.



Existem varias possibilidades de reciclagem para pneus, como as cimenteiras, onde são utilizados como combustível das caldeiras, mas essa solução pode gerar poluição atmosférica.
A ABIDIP sempre busca as melhores soluções, por isso foca seus esforços de reciclagem em projetos como o Asfalto-Borracha, pisos, vasos, lombadas, cones de sinalização e a obtenção de óleo e gás, para geração de energia. Além de orientar e educar o consumidor, frotistas e transportadores sobre a importância da correta destinação de pneus usados em pontos de coleta.



Para transformar o pneu em pó para uso em asfalto, existe uma parceria com duas empresas, a Greca Asfaltos (a maior empresa produtora de asfalto-borracha do país) e a Strasse Reciclagem de Pneus no Paraná e também envolve recicladoras parceiras em outros estados do Brasil.



"Para a ABIDIP, o pneu é um produto muito nobre para ser simplesmente queimado em cimenteiras. Sempre focamos em primeiro ponto o asfalto-borracha e para construir isso fechamos acordo com a Strasse Reciclagem, uma das empresas mais completas do segmento e celebramos parceria com a maior empresa produtora de asfalto-borracha do Brasil, a Greca Asfaltos, uma empresa com mais de 55 anos de tradição e que já realizou nos últimos 14 anos a pavimentação de 8.000 Km de asfalto-borracha, com a utilização de 8.024.175 pneus inservíveis retirados da natureza", diz Milton Favaro Junior.


Não é por acaso, que estradas como o Sistema Anchieta-Imigrantes e a Rodovia dos Bandeirantes, consideradas as melhores estradas do Brasil usam asfalto-borracha, um pavimento que reduz o ruído, o spray de água, é 40% mais resistente e tem vida útil 30% maior que o asfalto comum", relata o Diretor Executivo da ABIDIP.

Por favor, envie suas dúvidas e curiosidades para [email protected].
Equipe Giga Pneus
Voltar